Casa da Tuka
 

8 de abr. de 2003

Perdão você

Alguém sabe me dizer se perdoar é um dom? Não, não pergunto se é um dom divino, apenas pergunto se é um dom. Alguém sabe me dizer?

Por que perdoar é tão difícil? Por que perdoar é quase tão impossível? Por que as pessoas preferem guardar as mágoas à resolvê-las? Perdão ninguém ensina não é mesmo? É uma pena que ninguém ensine...

A vida faz com que nos coloquemos diante de situações, em que hora precisamos perdoar e hora precisamos ser perdoados - faz parte do jogo. Basta saber se saberemos jogar com estas regras impostas pelo "dia após o outro".

Como é que se esquece uma dor que machucou tanto? Como é que deixa-se passar um "não" que nos foi dito quando queríamos ouvir o "sim"? Como é que podemos olhar de novo nos olhos de alguém que um dia já amamos, e conseguir relevar tudo de ruim que aconteceu no caminho? Como é que desculpamos uma mentira que foi dita? Como é que fazemos para ainda sermos amigos de alguém que nos decepcionou? Como é que se faz tudo isso? Como é que se perdoa tanta coisa? Eu já disse: perdão ninguém ensina.

Eu não poderei fazer com que você entenda que a vida é feita de dia após dia e que a felicidade é feita de pequenos bons momentos - e por isso perdoar compensa. Nem poderei te obrigar a compreender que se um dia uma pessoa te fez feliz de alguma maneira, se de alguma forma ela foi importante pra você e em um momento fez algo que se arrepende - perdoar vale à pena. Também não vou conseguir fazer com que você finalmente perceba os erros que fez e as mágoas que causou e que foram perdoadas sem que ao menos você notasse. E não vou ser o suficiente para que de uma vez por todas você veja que a vida é muito mais plena, muito mais válida, quando sabemos perdoar e sermos perdoados... Quando podemos deitar a cabeça no travesseiro e termos a certeza absoluta de que fizemos tudo o que foi possível fazer para que todos aqueles que nos consideram de verdade estejam bem, estejam felizes. E nisso tudo estão incluídos: perdoar e sermos perdoados.

Talvez o perdão seja como o recomeço - difícil de ser aceito... Ou talvez seja como um fim - complicado de ser admitido... Martha Medeiros escreveu: "O perdão é prova de entendimento absoluto, principalmente de si mesmo. Não perdoar é isolar o outro, perdoar é entrar no jogo com ele, participar do problema, e não julgá-lo como se estivéssemos imunes à mesma fraqueza. O perdão é o gesto mais elevado que há. Tão elevado que poucos chegam lá. "

Eu sou feliz por saber perdoar, só que ficaria mais ainda se soubessem perdoar os meus deslizes no caminho também. Por que será que isso ninguém consegue ensinar?
Ps: Obrigada amigo(a), por ter tentado...

Postado por Tuka *

Leia antes de usar
Desde 15 de janeiro de 2002 uma jornalista nonsense escreve desembestada no blog que chama carinhosamente de sua Casa.

Aqui têm besteiras demais, coisas inúteis demais, enfim, tudo o que nem precisava ser dito, muito menos escrito.

Obviamente, qualquer semelhança com a realidade é única e exclusivamente uma opção da autora.

Assim como o direito de escrever
o que bem entender, claro!


Uma campanha Casa da Tuka contra o plágio
Divulgue em seu Blog:




O Avesso dos ponteiros

Livro de cabeceira
Aparentemente é Isso Mesmo
Uma Brasileira
Heart's Place
Blog by Dani
A prateleira
Desiderata
Blônicas
Observados

Casa no Orkut


My Unkymood Punkymood (Unkymoods)



Procure aqui

powered by FreeFind


Ouvidos




website hit counter

tracker

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Get your own free Blogoversary button!
. . .

Design By:
Lin Diniz
Powered By:
Fernando Boniotti