8 de abr. de 2003
Perdão você
Alguém sabe me dizer se perdoar é um dom? Não, não pergunto se é um dom divino, apenas pergunto se é um dom. Alguém sabe me dizer?
Por que perdoar é tão difícil? Por que perdoar é quase tão impossível? Por que as pessoas preferem guardar as mágoas à resolvê-las? Perdão ninguém ensina não é mesmo? É uma pena que ninguém ensine...
A vida faz com que nos coloquemos diante de situações, em que hora precisamos perdoar e hora precisamos ser perdoados - faz parte do jogo. Basta saber se saberemos jogar com estas regras impostas pelo "dia após o outro".
Como é que se esquece uma dor que machucou tanto? Como é que deixa-se passar um "não" que nos foi dito quando queríamos ouvir o "sim"? Como é que podemos olhar de novo nos olhos de alguém que um dia já amamos, e conseguir relevar tudo de ruim que aconteceu no caminho? Como é que desculpamos uma mentira que foi dita? Como é que fazemos para ainda sermos amigos de alguém que nos decepcionou? Como é que se faz tudo isso? Como é que se perdoa tanta coisa? Eu já disse: perdão ninguém ensina.
Eu não poderei fazer com que você entenda que a vida é feita de dia após dia e que a felicidade é feita de pequenos bons momentos - e por isso perdoar compensa. Nem poderei te obrigar a compreender que se um dia uma pessoa te fez feliz de alguma maneira, se de alguma forma ela foi importante pra você e em um momento fez algo que se arrepende - perdoar vale à pena. Também não vou conseguir fazer com que você finalmente perceba os erros que fez e as mágoas que causou e que foram perdoadas sem que ao menos você notasse. E não vou ser o suficiente para que de uma vez por todas você veja que a vida é muito mais plena, muito mais válida, quando sabemos perdoar e sermos perdoados... Quando podemos deitar a cabeça no travesseiro e termos a certeza absoluta de que fizemos tudo o que foi possível fazer para que todos aqueles que nos consideram de verdade estejam bem, estejam felizes. E nisso tudo estão incluídos: perdoar e sermos perdoados.
Talvez o perdão seja como o recomeço - difícil de ser aceito... Ou talvez seja como um fim - complicado de ser admitido... Martha Medeiros escreveu: "O perdão é prova de entendimento absoluto, principalmente de si mesmo. Não perdoar é isolar o outro, perdoar é entrar no jogo com ele, participar do problema, e não julgá-lo como se estivéssemos imunes à mesma fraqueza. O perdão é o gesto mais elevado que há. Tão elevado que poucos chegam lá. "
Eu sou feliz por saber perdoar, só que ficaria mais ainda se soubessem perdoar os meus deslizes no caminho também. Por que será que isso ninguém consegue ensinar?
Ps: Obrigada amigo(a), por ter tentado...
Postado por Tuka
*