VOLTEI!
Filmes e atores que marcaram os anos 80 - escrito para
este site.
Parte IPor Tuka Pereira
Os anos oitenta foram uma máquina de produzir filmes de adolescentes. Aliás, a onda de se produzir histórias em que os personagens principais não possuíam enredos cheios de significados e formas diferentes de interpretação, começou lá. Era moda: nove entre dez filmes da década retratavam turmas de amigos e suas aventuras no colégio, festas e paquera. Era simples, qualquer pessoa que estivesse com vontade de ver um filminho com um roteiro despretensioso e de compreensão automática, ia à locadora e alugava filmes no estilo. Atire a primeira pedra quem nunca viu um filme destes e se divertiu. Afinal, às vezes o ruim pode ser bom... Esta também foi a década do surgimento de grandes estrelas teens, porém, atualmente, muitas delas desapareceram completamente ou apareçam raramente nas telonas. Veja alguns dos maiores sucessos do cinema dos anos oitenta e seus suas respectivas estrelas (sumidas ou não):
A Garota de Rosa-Shocking - Molly Ringwald já foi até capa da Time em 1986 por ser a garota mais popular de sua geração. Ela fez muito sucesso nos anos 80 com "Gatinhas e Gatões" e "O Clube dos Cinco", mas nada que se compare ao que "A Garota de Rosa Shocking" fez por ela. A história é simples, previsível e boba, mas mesmo assim marcou a infância e adolescência de muitas pessoas, principalmente a das meninas. Porque? Se trata de um conto de fadas. Na história, tudo que Andy (a personagem de Molly) quer é um vestido bonito para ir ao baile e encantar seu príncipe, até que uma fada madrinha (aqui de carne e osso) costura um vestido rosa shocking muito feio e brega que todos acham lindo. Obviamente, ela termina com o bonitão. Atualmente, a atriz está com 45 anos e muitos não têm idéia, mas a filmografia da ruiva é vasta: são ao todo 34 filmes e o último deles é do ano de 2003. Você provavelmente deve tê-la visto na telona e nem notado, preste atenção em: "Não é mais um besteirol americano" de 2002 (ela insiste no gênero) e em "Tentação Fatal" de 1999.
Curtindo a Vida Adoidado - Jennifer Gray conheceu o sucesso a partir do personagem em que interpretava a irmã mais velha de Mathew Broderick em "Curtindo a Vida Adoidado". Um ano depois protagonizou junto com Patrick Swayze um dos maiores sucessos do cinema na década de 80. Para quem não lembra: Moça conhece e se apaixona pelo instrutor de dança do hotel onde está hospedada. Seus pais censuram o romance, mas o amor é mais forte - é de chichê que o povo gosta não é mesmo? Ao que tudo indicava, o filme "Dirty Dancing" de 1987, (que até hoje passa na Sessão da Tarde), acabava de lançar uma grande estrela, que com toda certeza estaria presente em todas as futuras grandes produções. No entanto, Jeniffer Gray caiu no ostracismo. Apareceu em mais alguns filmes de televisão, mas nunca mais soube o que era ter sucesso. Línguas maldosas associaram as cirurgias no nariz com a derrocada da carreira. A atriz, que tanto foi zombada pelo nariz avantajado fez duas plásticas, uma em 1989 e outra em 1992. Sua última aparição de destaque foi uma participação que fez no seriado "Friends" em 1994, ela interpretou Mindy - a amiga de Rachel que acaba se casando com seu antigo noivo. Apesar de ter noivado com Matthew Broderick e com Johnny Depp, a atriz somente veio a casar-se em 2001 com o ator Clark Gregg. Atualmente está com 43 anos e tem uma filha, Stella.