4 de out. de 2005
Eu tenho apenas de ser o que eu era quando queria ser o que sou agora
Já foi muito mais bonita do que é hoje. Também já foi mais magra do que está agora. Os cabelos já foram mais compridos e tinham cachos brilhantes. A miopia era menor. Sabia andar de patins quase tão bem quando anda descalça. Conseguia ler três livros por semana. Já esteve em dia com todos os lançamentos do cinema. Sabia o nome de todas as músicas legais que tocavam na rádio. Tinha pelo menos uma centena de amigos a mais do que tem hoje.
E queria ser o que é agora...
O que você é agora anula o que você já foi um dia? O fato de que alguém te conheça exatamente assim: com os cabelos pintados de loiro, com uns quilos a mais ou a menos, falando três línguas novas que aprendeu de uns anos pra cá - isso faz com que a morena, magrinha que só falava português (e olhe lá), não exista mais?
Já foi mais jovem. Os olhares todos já foram voltados para onde estava. Não tinha sardas de sol espalhadas pelo rosto. Conhecia apenas a cidade onde nasceu. Não entendia os filmes estrangeiros sem legenda. Seu senso crítico era discernente apenas para "gosto ou não gosto". Seu conceito de beleza era definido em tudo o que não era.
Só queria ser o que é agora.
Por qual razão o presente nos tira o poder de percebermos que o que somos é quase sempre bom, que o que temos é quase sempre suficiente e que o que queremos nem sabemos o que é? Por que será que aos 12 achamos que quando tivermos 18 tudo vai ser melhor? Que quando temos vinte temos certeza de que aos trinta teremos o carro dos sonhos, a família perfeita e o apartamento quitado? Porque será que pensamos que aos quarenta seremos sábios e nunca mais teremos dívidas nem dúvidas em relação a nada? Por que achamos que aos cinqüenta estaremos curtindo a aposentadoria com a maior tranqüilidade do mundo?
Por que sempre queremos ser o que não somos agora? Por que sempre queremos ter algo que nunca está ao alcance de nossas mãos neste momento?
Por que será que por mais que eu me esforce sempre me vêm as frases mágicas do vídeo "Wear Sunscreen" à mente me fazendo ter certeza de que todos somos grandes idiotas passando por este mundo?
"Desfrute do poder e da beleza da sua juventude. Oh, esqueça... Você só vai compreender o poder e a beleza quando ela já tiver desaparecido. Mas acredite em mim. Dentro de vinte anos você olhará suas fotos e compreenderá de um jeito que você não pode compreender agora quantas possibilidades se abriram para você e o quão fabuloso você era".
...
"Não tenha sentimento de culpa por não saber o que você quer fazer da sua vida. As pessoas mais interessantes que eu conheço não tinham, aos 22 anos, nenhuma idéia do que fariam na vida. Algumas das pessoas interessantes de 40 anos que eu conheço ainda não têm".
Postado por Tuka
*