Eu sou uma pessoa que "monossilabisa" certas nomes (ou monossilabiza? Também sou neologista já que nenhuma das duas palavras existe). Mas deixo bem claro que não sou monossilábica, apenas "monossilabática". "Loqueou Tuka? Do que você está falando, mulé?". Eu explico, caros. Alguns que me conhecem extra-casa, sabem que tenho a incorrigível mania de encurtar nomes. É verdade. Transformo todos em nominhos de uma única e singela sílaba - ok, talvez duas.
Óbvio, tal "meiguice" fica reservada a pessoas que gosto. Mas os donos dos nomes em questão não são simplesmente Patis, Tatis, Lus e Gus. É uma lista muito mais extensa contendo coisas como Puti (esse é de coração!), Raks, Kacs, Nani, Ni, Rafa, Rib, Sheb, Jubs, Juli, Cá, Mã, Bi, Cami, Cu (esse só para os que amo!), Rô, Lê, Bru, Bé, Caci - e por aí vai...
Mas quanto a mim que sou Tuka... Poucos têm coragem de simplesmente chamar-me de Tu. Talvez por que Tuka já seja um apelido curto, talvez por que eu meta medo nas pessoas, talvez por que achem que é íntimo demais (e é) ou talvez por que achem que seja ridículo - e na boca de certas pessoas realmente o é.
Vejam só o que aconteceu dia desses. Entrei em uma loja de grife chatinha, cheia de atendentes tão ou mais chatinhas quanto. Uma fulana veio toda solícita falar comigo e pergunta meu nome. Não sei por que raios essa gente pergunta nosso nome. Será que pensam que nos sentiremos familiarizados, próximos, amigos de infância e gastaremos todo o salário do mês por lá? Sei lá, mas voltando... A mocinha perguntou meu nome e como eu estava de bom humor respondi o verdadeiro - Tuka, claro. Geralmente digo que me chamo ou Jenifer, ou Brenda, ou Nicole ou Bárbara Carolina - pois Bárbara Carolina é um nome muito do legal mesmo. Mas continuando: provo uma blusinha aqui, provo outra ali e lá pelas tantas ela vira e me fala "Ô Tu, você quer provar aquela sainha também?". Confesso que achei engraçado e não disfarcei, caí na gargalhada mesmo. A tadinha, não entendendo nada, pergunta o que foi. Eu, já voltando ao meu estado normal, respondo: "Nada não, só achei engraçado você me chamar de Tu". E ela: "Por que, você não gosta?" - Eu: "Hum-rum". Ela: "Tu fica bonitinho, né? Lembra Tuiuiú, Tucano, Tudo de bom!". Eu: Hahahahhahahahahahhahahahahahhaha!
Saí da loja rindo, não comprei nada e continuei minha caminhada. Mais adiante parei em uma outra lojeca e ao perguntarem meu nome fui rápida como um raio: "BÁRBARA CAROLINA"!