Hoje é aniversário dela. Da aquariana mais importante desse país, daquela que carrega esse Brasil nas costas. Ela mesma, a cidade de São Paulo.
Como todo aquariano que se preze (e realmente não existe signo mais coerente para traduzir essa cidade), São Paulo é cheia de defeitos e de qualidades, cheia de controvérsias, caos e encanto simultâneos. Como é possível?
É de longe o lugar em que mais vemos as diferenças escancaradas – onde estão praticamente lado a lado, a chiquérrima Daslu, o imundo Rio Pinheiros e a favela da Rua Coliseu. Pois aqui nada de mascarar: pobre é pobre, rico é rico e “os classe média” não incomodam tanto.
Aqui vivem e convivem harmoniosamente os chineses com seus contrabandos, os judeus em Higienópolis, os japoneses na Liberdade, os Italianos no Bexiga, os portugueses na Penha, e todos os migrantes da nossa terra espalhados por todos os cantos.
Em São Paulo, quase ninguém é de São Paulo e ninguém é de fora quando vindo de outras bandas. Quando em São Paulo se é de São Paulo, pois a cidade recebe e acolhe. Isso é que deve ser realmente o mágico desse lugar.
***
Então: Parabéns pra você, mesmo com suas inundações e engarrafamentos quilométricos em dias de chuva. Parabéns pra você, mesmo com os bandos do PCC matando policias em represália por uma fuga frustrada. Parabéns pra você, mesmo com mendigos inofensivos sendo assassinados. Parabéns pra você, mesmo com as centenas de obras públicas inacabadas e o dinheiro das mesmas nos cofres dos políticos.
Parabéns pra você, São Paulo: o palco de tantas coisas, mesmo que habitada muitas vezes pelos “atores” mais absurdos que possam existir.
***
PS:
E onde mais é que em plena terça-feira em um shopping qualquer encontra-se Walter Salles dando bandeira? A tonta aqui ficou tremendo e obviamente não teve coragem de chegar perto. Mas para compensar minha frustração, eis como seria a nossa foto - linda não?
