Casa da Tuka
 

12 de abr. de 2006

Todas as máscaras

Qual é a sua máscara de hoje?Com que máscara você saiu de casa hoje? Não, não me venha dizer que não as usa. Todos nós usamos. Por exemplo, ontem, para disfarçar minha TPM dos infernos, coloquei a “sou-uma-mulher-de-bom-senso-vou-me-conter-para-não-matar-alguém”. E deu certo, todos acreditaram, ou quase. O tio que me ligou um zilhão de vezes perguntando se era da Beneficência Portuguesa deve ter desconfiado de algo quando o mandei catar coquinho na descida - pois era lá embaixo que ficava o tal lugar que ele estava procurando.

Somos todos assim, donos de máscaras que nos reinventam em algum momento em que simplesmente não podemos ser o que realmente somos nem expressar o que realmente estamos sentindo. Isso é válido? Sim! Só não vale usar o tempo todo, pois há contra-indicações.

Questionando meus amigos em uma pesquisa rápida no MSN encontrei:

Uma amiga que acaba de mudar de emprego tentando esconder sua insegurança por ainda não saber resolver muita coisa sozinha. Ela desfila um modelo clássico, muito conhecido por muitos de nós: “sou-uma-profissional-de-sucesso”. E pergunto: está funcionando? “Sim, até eu abrir a boca pra perguntar alguma coisa óbvia para alguém”.

Outra pessoa agora. Esta aguarda para conhecer alguém que chegará de outro país e quer passar a impressão de quem não está se importando muito. Ela carrega divinamente a máscara intitulada: “eu-não-sou-ansiosa-sou-centrada-e-controlada". Quando eu, muito inconveniente, lanço a pergunta: está enganando alguém? “Para a maioria das pessoas e principalmente para ele, acho que está funcionando. Para outras poucas tive mesmo que confessar o quanto estou ansiosa”.

Mais uma. Ela está morrendo de cólica e terá um almoço em que tentará convencer um jornalista a publicar uma matéria sua. Elegantemente e sem cair do salto carrega com ela: “está-tudo-muito-bem”. Pergunto: está dando certo? “Não muito, vou almoçar em um lugar que detesto, tentar empurrar texto e a cólica... Eu estou me contorcendo, o pessoal pensa que comi algo estragado”.

***

PS: Ontem, por alguns segundos depois de ler o comentário do tal braga666 no post abaixo, usei a máscara “estou-tão-ofendida-por-ele-comparar-meus-textos-com-os piores-da-Veja”. Depois tirei e dei risada. Ponto pra você, viu? Me fez perder dois segundos e ainda ganhou uma menção aqui na Veja... Ops, na Casa! Hahahahaha...

***
Hoje estou com a “ai-que-bom-que-já-é-quarta-e-tenho-que-limpar-a-casa”.

Marcadores:


Postado por Tuka *
Comments:
Sabe... eu já usei tantas máscaras que eu não sei mais o que é a minha cara e o que são apenas máscaras...

Beijos
 
Máscaras são fundametais em determinadas situações. Só não pode ficar dependente delas...aí complica! Caso contrário, colecione as suas e em caso de emergência, use-as!
 
Oi bonitinha, td bem? Nosso almoço está de pé sim, vou entrar em contato, mas pelo jeito só depois do IR mesmo... rsrsr...
***
Esse post me deixou pensativa... é claro que eu uso (?) máscaras, afinal todo mundo usa em alguma situação.
Mas o fato é que eu realmente não gosto/não sei/não quero usá-las. Evito. Para mim, usá-las dá muito trabalho. Não é fácil segurar uma mentira. Prefiro dizer a verdade pelo menos na maioria das vezes...
Bjos!!!
 
Ultimamente tenho usado a "o-que-vem-dos-ex-não-me-atingem" e tem dado certo, não me importo mais com que eles dizem, fazem e pensem, simplesmente deixo de lado, vivo a minha vida, não a escondo de ninguém!
Saudades de um comentário seu lá no meu!

Beijos
 
Sempre. A mascara de dona.moça. Adoro. Poucos conhece a moça Aluska. Poucos. Adoro seu jeito de escrever Tuka. Muitissimo. Parabens. Parabens também por só perder dois segundos. Eu teria perdido mais.
 
Todo mundo usa as ditas máscaras.
Se não fosse assim, o mundo talvez fosse um inferno pior do que já é... rs
Mas usar o tempo todo, a vida inteira, é humanamente impossível.
As máscaras servem só para que certas situações não se tornem constrangedoras, insuportáveis ou inconcebíveis. Fora isso, cara limpa é sempre muito melhor.

Beijinhos, Tuka! :-)
 
Pois eu acho os teus textos, ótimos, sempre!! Vc tem um abordagem maravilhosa dos assuntos e nos prende até a última linha, adoro!

E vc tem razão, a vida em sociedade, principalmente no meio profissional, pra ser saudável e civilizada, nos obriga a ter coleções de máscaras e mil adequações na gaveta.

ótima Páscoa pra vc!

beijão!!
 
Olá, o fato é que o Persona que incorporamos está tão impregnado, que já não sabemos qual a nossa verdadeira identidade.

Beijos.
 
Digamos então, que eu estou quase igual a sua amiga ansiosa. Pq eu realmente acho que é um dos meus maiores problemas, e qdo isso se refere a algum cara por quem me interesso, se eu for em frente com toda a minha ansiedade, o coitado foge. Então....... faz um tempo já que vesti minha máscara "não tou nem aí pra vc"... Bjos!
 
Concordo com vc, é impossivel não usarmos máscaras... alias, elas até servem para nos salvar de alumas situações desagradaveis!
O unico problema é mesmo quando nos perdemos entre as máscaras e esquecemos quem somos realmente...

Mas agora, quem é esse mala hein??
Cara desagradável... tenho um boa opinião sobre esses tipos de comentários: não Gostou? Leu até o final por que então? Perdeu tempo pra comentar pq? ahhh... isso pra mim é despeito! Gente chata!!

Boa páscoa... e nao dá bola pra torcida contra que muita gente, assim como eu, deve adorar teus textos! :P
 
se tivesse que guardar todas elas em um armário, com ctz naum caberia. ^^

mas hj estou sem máscaras...
quieta, em casa. =D

bjoooo
=*
 
Adorei seu blog. E concordo com você, todos os dias usamos uma mascara diferente, alias acho que só estamos sem, quando estamos dormindo.
 
Vamos ver as mascaras que estao no meu armario:
1. Sou feliz por ser solteira. Não há nd melhor do que essa vidinha.
2. Qnd olho para um certo alguem uso a mascara do Sou mulher independente e segura, se vc me quiser vai ter q ter mais atitudes. (Essa funciona, o problema eh se ela cair)
3. Qnd estou irritada e com tpm uso o modelinho basico: Esta td bem e eu sou uma pessoa simpatica e educada, com um sorriso colgate.
Tenho umas outras mascaras, mas nao vou listar.
Boa semana!
bjs
 
Eu usei por muito tempo uma máscara "eu-não-preciso-de-vc-sou-auto-suficiente" que hj quando eu a tiro as pessoas se chocam...

Beijos querida!
 
uso, mas não abuso....porque as máscaras sempre caem mais cedo ou mais tarde.

grande beijo, queridíssima
 
Postar um comentário



<< Home

Leia antes de usar
Desde 15 de janeiro de 2002 uma jornalista nonsense escreve desembestada no blog que chama carinhosamente de sua Casa.

Aqui têm besteiras demais, coisas inúteis demais, enfim, tudo o que nem precisava ser dito, muito menos escrito.

Obviamente, qualquer semelhança com a realidade é única e exclusivamente uma opção da autora.

Assim como o direito de escrever
o que bem entender, claro!


Uma campanha Casa da Tuka contra o plágio
Divulgue em seu Blog:




O Avesso dos ponteiros

Livro de cabeceira
Aparentemente é Isso Mesmo
Uma Brasileira
Heart's Place
Blog by Dani
A prateleira
Desiderata
Blônicas
Observados

Casa no Orkut


My Unkymood Punkymood (Unkymoods)



Procure aqui

powered by FreeFind


Ouvidos




website hit counter

tracker

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Get your own free Blogoversary button!
. . .

Design By:
Lin Diniz
Powered By:
Fernando Boniotti