Casa da Tuka
 

13 de jun. de 2006

Hoje todo mundo é patriota

Com muito orgulho?O patriotismo está por todo lado. Sair de casa vestida inteira de preto, como estou hoje, foi quase uma afronta aos milhares de coloridos de verde e amarelo que encontrei pelo caminho. Hoje todo mundo ostenta com orgulho as cores da bandeira nacional. Hoje todo mundo é brasileiro com muito orgulho e com muito amor.

Durante um bom tempo de minha vida, carreguei comigo a ilusão conformista de que se existia uma época em que todo o povo deste país pode ser feliz sem restrição de idade, raça e posição social é esta, durante a Copa do Mundo. Pensava algo como: “que seja um consolo para este povo tão sofrido, que valha como um acalento para compensar tanto desgosto”. Achei sim, durante muito tempo de minha vida que o povo deste país tinha o direito a esta felicidade incondicional que o futebol proporciona.

No entanto, como ilusão que dura a vida toda muda de nome e vira burrice, me dei conta de que este patriotismo absurdo que existe a cada quatro anos não tem nada de bonito, não tem nada de acalento, não tem nada de nada a não ser euforia barata.

Brasileiro com muito orgulho não veste a camisa da seleção, aprende a votar, elege gente capaz. Um povo patriota luta por seus direitos e não apenas se orgulha de saber a escalação completa dos jogadores de Parreira. Um país de verdadeiros cidadãos não fecha os olhos a impunidade dos que têm dinheiro, a pizza toda semana no congresso, aos privilégios dados pelos deputados e senadores a si mesmos em votações relâmpago.

Duvido muito que se ao invés de encerrar o expediente em dias de jogos da seleção às 14 horas, os brasileiros seguissem o exemplo dos franceses (que pararam o país por causa daquela lei absurda do primeiro emprego) e fossem em massa às ruas protestar o que lhes é devido, este país continuasse a merda que é. Duvido muito que se em dia de eleição, cada eleitor espalhado por este imenso país, se recusasse a sair de casa para votar nesse bando de ladrões, este país não merecesse um mínimo de respeito. Duvido muito que se a cada absurdo que presenciamos de casa, balançando a cabeça indignados, fizéssemos algo para mudar, fôssemos patriotas apenas de quatro em quatro anos.

Patriotismo não é torcer na Copa, nem aqui e nem na China. Mas não serei eu que tentarei convencer alguém disso, não mesmo. E não pensem vocês que torço contra o time de Ronaldinho, óbvio que não. Só não me permito entrar nessa psicopatologia desmedida que incrivelmente faz com que o povo fique ainda mais cego e burro.

Marcadores: ,


Postado por Tuka *
Comments:
Apoiado em gênero, número e grau. Excelente argumentação.
Agora Tuka, vestir-se de preto... (hahahahahahahahahha, fico pensando na cara do povo)... Coisas de Tuka!!!! Bjos, linda!
 
a-plau-sos!!!

e ainda tem gente que acredita que é a religião o ópio do povo... aff
 
cá é igual minha linda, mas ao menos há sorrisos enquanto Portugal continuar na copa.

por cá é igual mas a gente queixa-se muito mais do que vcs e sorri incomparavelmente menos.

Bjs pra ti.

VAM'BORA BRASIUUUUUUUUU!!!!!!
 
tc escrevi sobre isto neste mês.
:)
 
Tuka,
Ontem me deparei com uma situção horrível que me fez refletir ainda mais sobre o falso patriotismo.
Fui pegar o carro, que estava há poucas quadras de onde o povo comemorava a vitória do Brasil. Eis que ouço uma senhora pedindo ajuda para o senhor e tal. Eu e meus amigos resolvemos parar. Ela estava na rua com uma criança de 8 dias(cesária) e outra de 4 anos, pq nao conseguiu pagar o aluguel. Ninguém parou para ajudar. Vc acredita? Fico pensando como as pessoas se mobilizam por um motivo besta e por coisas sérias não estão nem ai. Não tinha que juntar td mundo, com o msm entusiasmo da copa e lutar a favor de uma sociedade mais justa para tds? Cade os brasileiros de verde e amarelo nessas horas?
Ser brasileiro durante a copa é muito comodo!
 
Quase todo mundo surta nessa época de Copa! Poucos raciocinam e um número menor ainda, consegue discernir sobre alguma coisa, rs

bjos!!!
 
a pátria de chuteiras...
Pao e circo ao povo...
E por aí vai.Beijos
 
a pátria de chuteiras...
Pao e circo ao povo...
E por aí vai.Beijos
 
Oi Tuka, eu adoro futebol. Vejo todos os jogos da copa, mas concordo plenamente com vc. A copa está sendo usada como desculpa para trazer um pouco de alegria para esse povo tão sofrido. Vc está certa! Assim como vc, eu tb quero ver o nosso povo na rua lutando por uma vida melhor, por condições melhores. Quero uma vez na vida ver um político que realmente se importe com o nosso país e não com o próprio bolso. Realmente me irrita ver o que acontece durante a copa do mundo. O Brasil parado e colocando suas esperanças nos pés de onze jogadores que nada podem fazer para mudar a nossa triste realidade. E o povo vai ficando cada vez mais cego...
 
Não ligo para futebol. Não torço contra também, mas não me descabelo chorando lágrimas verde-e-amarelas.
E concordo em absolutamente TUDO com você, Tuka. Este pseudo patriotismo que acomete o povo brasileiro de quatro em quatro anos nada tem de edificante. Como você mesma disse, não passa de euforia barata.
Neste país, lamentavelmente, patriotismo tem data marcada. E tempo de validade.

Beijos, Tuka.
Adorei o texto.
 
é... triste ver que "futebol" é o unico motivo de orgulho para uma nação inteira!
Por outro lado é bom saber que não sou a unica a estranhar taaaannnntoooo patriotismo... ah, mas é clarto que ainda assim, estou me divertindo durante os jogos! :)
Bjo
 
Ou, ele faz isso e ainda veste a camisa! :P

Bom jogo hj! rs!
 
Pão e circo!
 
simplesmente perfeito!

aplaudindo de pé!

beijos
 
Adorei o post e não há como não concordar. Eu visto a camisa verde e amarela, torço pelo Brasil mas não estou de olhos vendados para tudo o que acontece ao meu redor

Escrevi no meu blog, sobre o assunto também, fui um pouco menos radical!
Beijo
 
Oi moça...
Lembra de mim???? Como você disse no meu outro blog... "nos comunicavamos em tempos remotos"... hehehe... inclusive foi você quem me ajudou a montar meu primeiro blog, em 2000 e qualquer coisa... Intuam... "Patriotismo de Copa é ***"... bjs
 
Postar um comentário



<< Home

Leia antes de usar
Desde 15 de janeiro de 2002 uma jornalista nonsense escreve desembestada no blog que chama carinhosamente de sua Casa.

Aqui têm besteiras demais, coisas inúteis demais, enfim, tudo o que nem precisava ser dito, muito menos escrito.

Obviamente, qualquer semelhança com a realidade é única e exclusivamente uma opção da autora.

Assim como o direito de escrever
o que bem entender, claro!


Uma campanha Casa da Tuka contra o plágio
Divulgue em seu Blog:




O Avesso dos ponteiros

Livro de cabeceira
Aparentemente é Isso Mesmo
Uma Brasileira
Heart's Place
Blog by Dani
A prateleira
Desiderata
Blônicas
Observados

Casa no Orkut


My Unkymood Punkymood (Unkymoods)



Procure aqui

powered by FreeFind


Ouvidos




website hit counter

tracker

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Get your own free Blogoversary button!
. . .

Design By:
Lin Diniz
Powered By:
Fernando Boniotti