
Então que ontem eu assisti o mais do que aguardado longa dos Simpsons que estreará em circuito nacional nesta sexta, dia 17 de agosto. Desde que foi anunciado que a família mais tosca do mundo viraria filme, dez entre dez nerds estão ansiosos e roendo todas as unhas das mãos e dos pés contando os dias para a estréia. Também, com toda a
campanha de divulgação que fizeram quem é que não ficaria com vontade de ver (confessa, você também se "simpsonizou", né??). Só nos Estados Unidos o rebuliço foi tão grande, que apenas no fim de semana da estréia, foi arrecadado US$ 71,9 milhões. Até eu, que nunca fui fã da série, fiquei animadinha para assistir. Afinal os criadores teriam que se esforçar para não cair na mesmice de fazer um filme com a cara de um episódio convencional, certo? Errado.
A trama se desenvolve focando a necessidade de preservação da natureza e mostrando as inúteis tentativas dos ambientalistas (entre eles, a sempre engajada Lisa) em conscientizar os alienados habitantes de Springfield. Até a banda Green Day entra em cena e é animadamente apedrejada e vaiada quando interrompe um show para falar sobre consciência ecológica. Mas tudo foge realmente de controle a partir de uma catástrofe ambiental ocasionada por Homer. E então o filme segue mostrando as conseqüências que isso gera a sua família e a todos os moradores da cidade. Tudo é cercado de muito humor negro e provocações anti-religiosas e anti-moralistas.
O que se vê é basicamente um episódio comum, com maior tempo de duração e, óbvio, tendo a tela de cinema no lugar na televisão da sala. Claro que isso não impede que a história seja divertida e cheia das deliciosas piadinhas político-sociais. Mesmo assim, eu tinha uma pequena ilusão de ver umas novidades ou ao menos de assistir a algo que não tivesse cara de um desenho normal com “To be continued” no final dos 30 minutos habituais.
Vai ver que um filme originado de uma série com mais de 400 episódios, 23 prêmios Emmy e o título de "melhor programa de TV do século 20", precisa mesmo apenas ser o que todo mundo já conhece.
Portanto, se você que vai assistir ao
Simpsons, O Filme, espera ver exatamente o que passa na Fox e na Globo, pode ficar tranqüilo, pois não se decepcionará. Vai encontrar absolutamente todos os ingredientes que tornaram o desenho um sucesso desde a primeira vez que foi ao ar há 18 anos. Já se está na expectativa de algo diferente, aguarde o DVD.
PS: Lamento muito não ter visto a versão dublada, pois as vozes em português são muuuuuuito melhores do que as originais.