Casa da Tuka
 

4 de jun. de 2002

Paixão é doença

(Estarei eu sofrendo disso?)

Todo mundo prefere o amor a uma gastrite. Mas, quando nos apaixonamos, os sintomas mexem tanto com o corpo como numa infecção

Ansiedade alta - "O apaixonado pode ficar ansioso, deprimido, perder o sono, a fome, não conseguir estudar", diz a psicóloga Débora Seibel.

Problemas de visão - Fantasiar é um dos sintomas da paixão. Pode surgir a "síndrome da lente cor-de-rosa": o apaixonado enxerga qualidades excepcionais na namorada. Cedo ou tarde, a ficha cai e aquela gatinha fofa vira um corvo grasnento.

Atitudes de risco - O amor provoca a descarga cerebral de um dos mais poderosos neurotransmissores do prazer: a dopamina. Ela dá disposição, aumenta a sensação de prazer e faz a vítima perder a noção do perigo. "Os dopaminados fazem bobagens como deixar de usar camisinha ou fazer mais dívidas do que deveriam", diz o psiquiatra Alexandre Saadeh, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Confusão mental - A dopamina também provoca mudanças de hábitos. Quem detestava dançar passa a encarar a pista a madrugada inteira. Jogar canastra com a avó dela vira a atividade mais divertida do mundo. Até mesmo o paladar sofre alterações. O sujeito até topa comer iguarias como pudim de jiló.

Perda de memória - As medidas da garota, o telefone da tia dela, o endereço eletrônico, a data de nascimento, o CEP da casa em que ela mora... quem ama tem todos esses números na ponta da língua. Mas a idéia fixa apaga outras informações, como as equações de física na prova de vestibular ou os compromissos profissionais.

Sonolência - As longas noites de amor, as conversas telefônicas na madrugada ou o bate-papo na internet cobram seu preço durante o dia. O amante passa o dia bocejando.

Complexo de Édipo - A bióloga Suzana Herculano-Houzel, autora de O Cérebro Nosso de Cada Dia, diz que nosso "DNA afetivo" forma-se até os 10 anos. As características de que gostávamos em nossa mãe, primas e irmãs ficam registradas. Se conhecemos alguém que nos remete a essas memórias, o alarme dispara. Por isso, os homens costumam se apaixonar por mulheres parecidas com a mãe.

Anomalias físicas - Você sabe bem que paixão provoca alterações físicas visíveis. São causadas pela adrenalina, que acelera o batimento cardíaco, fazendo com que o sangue circule mais rapidamente e em maior quantidade. Isso faz com que nas mulheres os seios inflem durante beijos e amassos. Os homens também têm um upgrade no pênis (o tamanho cresce entre 10 e 20%). Humm, pensando bem, esse sintoma não é tão ruim assim.


Quarentena obrigatória - Os efeitos da descarga de dopamina duram de três a seis meses, tempo necessário para a estabilização cerebral. É aí que mora o perigo. Especialistas recomendam que não se realize mudanças dramáticas nessa fase. Grandes decisões, como abandonar o emprego ou mudar-se para o exterior, só depois desse período de quarentena. "A paixão pode causar uma devastação, diz o neuropsicólogo Claúdio Guimarães dos Santos. "Quando termina, o sujeito se pergunta o que está fazendo ali, vendendo água-de-coco na praia."

Remédio natural - Os efeitos colaterais costumam ser mais amenos quando os apaixonados já sabem o que querem da vida. "Se o indivíduo está estruturado, é mais velho, pode se envolver que não vai perder os parâmetros fundamentais", diz o neuropsicólogo. "O problema não é do vínculo, mas de quem se envolve", diz o médico.

Entendeu? Ou nem prestou atenção direito?

Postado por Tuka *

Leia antes de usar
Desde 15 de janeiro de 2002 uma jornalista nonsense escreve desembestada no blog que chama carinhosamente de sua Casa.

Aqui têm besteiras demais, coisas inúteis demais, enfim, tudo o que nem precisava ser dito, muito menos escrito.

Obviamente, qualquer semelhança com a realidade é única e exclusivamente uma opção da autora.

Assim como o direito de escrever
o que bem entender, claro!


Uma campanha Casa da Tuka contra o plágio
Divulgue em seu Blog:




O Avesso dos ponteiros

Livro de cabeceira
Aparentemente é Isso Mesmo
Uma Brasileira
Heart's Place
Blog by Dani
A prateleira
Desiderata
Blônicas
Observados

Casa no Orkut


My Unkymood Punkymood (Unkymoods)



Procure aqui

powered by FreeFind


Ouvidos




website hit counter

tracker

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Get your own free Blogoversary button!
. . .

Design By:
Lin Diniz
Powered By:
Fernando Boniotti