Da série: Não confunda (Piiiiiiiiiii) com bunda ou: Mas que coisa feia, hein, Tuka?
Sabe quando você encontra alguém na rua e pergunta se a pessoa está bem? Lembro do dia em que eu era criança e me disseram que a resposta sempre deveria ser sim. Fiquei meio sem entender, afinal porque raios alguém diz que sim ao que às vezes deveria ser não? Se não estou bem vou dizer que não, ué, pensei.
Algum tempo depois constatei decepcionada, claro, que a tal pergunta de "ei, vc está bem?" era apenas uma questão de educação (na maioria das vezes), que também na maioria das vezes as pessoas envolvidas em tal diálogo não gostariam de ouvir as reclamações por estar sem trabalho, pelo namorado ou marido que lhe deu um pé na bunda, da irmã chata - coisas assim. Coisas do gênero ficariam reservadas a poucos, aqueles com paciência suficiente.
Mas vamos ao assunto principal. Pessoas ficaram iradas com o último parágrafo do post abaixo. Mandaram e-mail com antraz, fizeram macumba na esquina da minha casa. Admito, fui rude. Mas eu sou assim, tão delicada e sutil como um elefante vestido de rosa em uma loja de cristais. No entanto quando escrevi a tal frase não quis que ninguém se sentisse ofendido, afinal pensei, quem é que levaria a sério essa besteirada toda que escrevo aqui? Mas BUM!!! As pessoas levam!
A novidade é que dessa vez não vou ignorar e dar de ombros. Até mesmo porque consegui ser convincente o suficiente a ponto de causar ódio quase que mortal (quase?). E meu nome deve estar na boca do sapo há pelo menos o tempo em que escrevi aquela frase tão mal-educada. Tuka é má! Tuka é terrível! Tuka vai ficar de castigo! Desculpem, esse é para ser um post sério, mas às vezes não consigo me controlar.
Mas voltando, quando se escreve um blog ou qualquer coisa do gênero que está aberto a quem quiser ler, corre-se esse risco. Afinal, estou aqui, dizendo o que quero, falando de mim, escrevendo coisas com que muitos se identificam, fazendo com que as pessoas sintam-se próximas já que conto coisas de minha vida ou do meu ponto de vista. É natural que sintam que tenham liberdade e permissão para serem minhas amigas a ponto de acharem que eu gostaria de dizer algo além do que foi escrito em um post. Algo que escrevi e terminei de maneira reticente. Por isso se oferecem para uma conversa. Uma conversa que enfim eu não precise dizer meias palavras.
Só que este ser aqui deste lado do computador fala no blog apenas o que há para ser dito, não vai além. Até aí OK. Mas se dou margem a questionamentos em meus textos, coisas que fazem com que as pessoas fiquem preocupadas, que torçam por mim ou queiram saber mais a respeito, por curiosidade ou por querer ajudar... Aí é outra história. Pois a responsabilidade é totalmente minha. Já diziam que nos tornamos responsáveis pelo que cativamos - BINGO! É exatamente isso. E agora vou abrir meu coração (começa a musiquinha água com açúcar):
A vocês, que simplesmente quiseram ser gentis em todos esses anos de blog, peço desculpas por ter sido tão grosseira. Desculpe-me por às vezes não responder e-mails e comentários, por parecer indiferente, por às vezes fazer de conta que não me importo. Eu sou boba.
E sabem por que sou boba? Além disso tudo citado aí acima, sou boba porque às vezes não sei deixar claro que certas coisas que faço são prova de total carinho que sinto por determinadas pessoas, são declarações explícitas de que admiro a maneira que a pessoa escreve, ou o jeito que se manifesta. Não sei dizer simplesmente: "ei fulano! GOSTO de você, viu? Gosto simplesmente porque gosto, pois não te conheço, mas gosto. Você é do bem". Pois é, eu não sei fazer isso tão simplesmente. Já disse: SOU ALMODOVAR!! NÃO SOU LINCH! (não reparem...).
Acho que é por isso que muitas vezes faço o contrário e digo apenas à uma minoria que não quero ouvir "se precisar conversar", pois quero que saibam que embora eu abra esta casa aqui a quem quiser, nem todos são meus amigos. Mesmo que nada impeça de que sejam como já aconteceu tantas e tantas vezes. Só que muitos não precisavam ler esse tipo de coisa. Mas TUKA, como é que a gente vai saber quem deve vestir a carapuça ou não? Pois é, como, hein, Tuka?
É, gente, não tem como saber que o que escrevi não foi para a MARI, nem para BRUNA, nem para a INGRID, nem para a CRIS SANDES, nem para a GABI, nem para a MANDY, nem para a KARIN, nem para a BELA ADORMECIDA, nem para a PIKENINHA, nem para KATH, nem para a LIA, nem para o FELIPE, nem para a GLÊ, nem para PALOMA, nem para a THATY, nem para a LINDINHA, nem para a MILA, nem para a JÉSSICA, nem para a BIANCA, nem para o STAR, nem para a LAURA, nem para o EDDU, nem para a RAKS, nem para ELIANE, nem para a CRISTINA, nem para o GUSTAVO, nem para o CRIS, nem para a CINTHIA, nem para a CAROL, nem para a PANDORA, nem para a ELLEN, nem para a SAKANA, nem para o JAMES, nem para a MAÍRA, nem para o VALDIR, nem para a SHEILA, nem para a IEDA e nem para a TERRÁQUEA. Eu não escrevi isso pensando em qualquer um de vocês que listei e nem em ninguém que vem aqui e que carinhosamente me deixa comentários que eu adoro ler. Não falei isso a pessoas que ultrapassaram os limites do blog e com quem desejo saber mais do que apenas o nick. Não falei isso a vocês. Até mesmo porque nem precisaria ter falado nada.
Mas eu sou muito boba, achei que todas essas pessoas tinham em casa uma bola de cristal como a minha e que saberiam disso (falar nisso, o 1,99 aqui perto de casa vende).
Através dessa casa conheci pessoas com quem almoço durante a semana, com quem vou ao shopping, com quem converso no MSN por horas, que freqüentam a minha casa real além da virtual, com quem vou ao cinema, que me ligam para bater papo, conheci um namorado e depois o marido que amo tanto. Resumindo: esta casa só me deu presentes.
Mas o reflexo de responder sim ao "você está bem?" falou mais alto ali. Agora agüentem se perguntarem vou dizer NÃO!
Então pessoas, foi mal viu, não quis fazer "malcriação". E você Terráquea, que de todas foi a que ficou mais brava, você é uma das que admiro mais. Desde aquele blog em um passado remoto com todas aquelas histórias. Mas se eu for ter que fazer um template a todos que gosto para dar certeza a elas de que gosto estou ferrada (né Ingrid, Raks, Camila, Rita, Babi, Pandora?) - rs... Comentário também vale né? Pois só comento em blogs de pessoas que gosto.