5 de jun. de 2006
Honra teu pai e tua mãe

Ontem depois do almoço estive na Fnac e comprei o novo livro de Ilana Casoy, O Quinto Mandamento - Caso de Polícia. Curtinho, (pouco menos de 200 páginas) e fala apenas sobre o caso Richthofen: desde a investigação até a confissão. Comecei a lê-lo às 20 horas e duas horas e meia depois, terminei. Nas poucas páginas (com promessa de continuação da autora para depois do julgamento dos três assassinos) fiquei sabendo de vários detalhes não divulgados pela imprensa e mais ainda tive convicção de que a loirinha merece passar o resto de seus dias apodrecendo na cadeia.
Eis a sinopse do livro:
“A anatomia de um crime que desconcertou a família brasileira. Honrar pai e mãe é um dos mandamentos bíblicos. O que levaria, então, uma estudante de Direito, rica e bonita, a planejar o assassinato de seus pais e participar de cada etapa da elaboração do crime, prosseguindo sem hesitação até a aterrorizante noite fatal? O que faz o namorado dela, um rapaz também aparentemente "normal", encabeçar o plano com a ajuda do irmão? A especialista Ilana Casoy não apenas mostra a impressionante estratégia dos detetives, digna de um filme de suspense, mas também revela o comportamento perturbador dos criminosos - que, em pouco mais de uma semana, passaram de vítimas a acusados. Trata-se de um livro que se lê de um só fôlego, pela riqueza de material que apresenta, pela força dos fatos que descreve e pela forma envolvente com que conduz a narrativa dos eventos. Uma obra-prima no gênero”.
***
Infelizmente tenho certeza também de que anos na prisão não será o final da história da menina rica. Aqui neste país gente de dinheiro não fica presa. Este é o país das prisões injustas como aquela da mulher que ficou meses presa por ter furtado um pote de margarina no mercado. Aqui, Suzane fica solta e vai à praia.
***
Viva o Brasiiiiiiiiiiiiiiiiiil! Hexa campeão! Pão e circo e “Brasil ê ô” para quem tiver estômago!
Marcadores: Cultura, Literatura
Postado por Tuka
*