
O que se vê todos os dias nas revistas, televisão e cinema são mulheres perfeitas: altas, magras, lisas e lindas. O padrão de beleza exigido é o da Barbie, portanto não adianta ter apenas um dos predicados – ou temos todos ou não somos nada.
E nós aqui no mundo real, pessoas de carne e osso, sem maquiador à tira colo, personal trainer, photoshop, nem dinheiro sobrando, quando nos deparamos com o espelho sempre achamos que estamos aquém do proclamado pela mídia. E como não pensar isso?
Não, não é exagero. Basta repararmos no número de revistas de beleza e dieta que existem, prestarmos atenção nas propagandas de remédios mágicos que aparecem toda hora, nas comunidades e sites que ensinam loucuras para garotas perderem peso e na facilidade em se fazer uma cirurgia plástica. Hoje em dia podemos dividir em até 36 vezes no carnê! Nem nas Casas Bahia é tão simples!
Por essa e por tantas que quando uma marca como a Dove resolve dizer basta a essa escravidão da beleza estereotipada, agente tem mesmo que aplaudir.
A
Campanha Pela Real Beleza já está sendo promovida há algum tempo e o vídeo abaixo é o mais recente aqui no Brasil. De longe é o que eu mais gosto e é realmente impossível ser indiferente a ele, pois retrata a cobrança pela perfeição começando na infância e de quebra tem como trilha sonora a fofíssima True Colors. Depois, para aqueles que ainda não conhecem, está mais um vídeo da Dove que prova que nem tudo é o que parece ser. Assistam e me digam o que pensam sobre a ditadura da beleza. E não se inibam, se não puderem ver os vídeos suas opiniões sobre o assunto também são bem-vindas!